quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quebra de Paradigma Tecnológico

Quem me conhece a bastante tempo sabe que eu fui o criador de um site de tecnologia chamado Serial Link.

Este site teve uma história longa – um dia eu conto aqui no blog – e no final, morreu. Acabou. O motivo é simples: o intuito do site era oferecer ensinamentos em programação – ASP e VB6 na época – de graça.

O material do site não possuía nenhum tipo de bloqueio contra cópia. O que aconteceu é que vários outros sites começaram a fazer links diretos para o meu site.

Resultado: o consumo de banda aumentou astronomicamente e conseqüentemente o valor do plano de hospedagem. Cheguei a pagar cerca de oitocentos reais em um determinado mês. Não consegui sustentar tal investimento.

Hoje, anos depois estou de volta. Fui reduzido a um blog. Começar de novo. Nunca foi um problema para mim.

Aconteceu exatamente agora na minha vida. Saí de um emprego que já estava durando cinco anos. Fiquei parado em uma plataforma tecnológica por longos cinco anos.

Acordei com um choque de tecnologia. Comecei a trabalhar essa semana com o Framework .Net 3.5, Visual Studio 2008, SQL Server 2005, Spring.Net, NHibernate, WCF, MyGeneration e Enterprise Architect.

Para quem estava trabalhando cinco longos anos com ASP, ASP.Net 1.1 e SQL Server 2000 é um choque e tanto!

Acordei em um mundo que não falava a minha língua! De repente me deparei com a inversão de controle... Quase deu um nó no meu cérebro. E não pára por aí, além da inversão de controle, a injeção de dependência, a programação orientada ao aspecto e aos serviços. Minha vista ficou até turva!

Agora estou estudando e entendendo algumas coisas. Vou postar minhas descobertas de desafios nos próximos posts desse blog.

Fiquem ligados, descobri coisas bem interessantes e que mudaram minha visão de tecnologia e de produção de sistemas empresariais.

Em breve vou começar a postar artigos sobre o que estou aprendendo. Apresentarei o meu ponto de vista sobre os assuntos citados acima.

Abraços,
Renato Graccula

Nenhum comentário: